segunda-feira, 14 de outubro de 2013

PESQUISA NO INSTITUTO MOREIRA SALLES-RJ

No último dia 27 de Setembro de 2013, os pesquisadores Eric Apolinário (Presidente do Núcleo MMDC de Itapira) e João Marquezini (Secretário do Núcleo MMDC de Itapira) estiveram no Instituto Moreira Salles na cidade do Rio de Janeiro-RJ para um feito inédito onde tiveram a oportunidade de pesquisar um lote fotográfico mais do que especial. Um Álbum contendo 186 fotografias de cenas e personagens da Revolução de 1932, reunidas por Cândida de Campos Teixeira, à época presidente da Federação Paulista de Voluntários de Itapira e da Comissão Exumadora, que agia junto aos combatentes do movimento. A coleção foi passada ao IMS pela neta de Cândida, Maria Antônia Uccelli Longo.
Esta pesquisa é de extrema importância para melhor esclarecimento da história da cidade de Itapira e de sua região, pois retrata o dia-a-dia da movimentação de tropas durante a Revolução Constitucionalista de 1932 nesta cidade. Praticamente esquecido durante 81 anos, esse lote de documentos fotográficos, que hoje encontram-se preservados no Instituto Moreira Salles, respeitado órgão de fomento à pesquisa acadêmica.
Fomos extremamente bem recebidos no IMS, pela Milla, estagiária no setor de fotografias e pela Cristina Zappa, responsável pela Reserva Técnica Fotográfica do Instituto Moreira Salles. A visita foi extremamente agradável, ainda mais depois de ouvirmos da própria Cristina que o acervo todo foi especialmente digitalizado para nossa pesquisa. No local, após analisarmos foto por foto, nos reunimos com Cristina Zappa para falar sobre o acervo e as possibilidades de parcerias entre o Núcleo M.M.D.C. de Itapira "Cel. Francisco Vieira" e o Instituto Moreira Salles. A conversa, extremamente animadora, rendeu ótimos projetos além de uma parceria entre os órgãos! Em breve, anunciaremos novidades! Fazemos questão de creditar o IMS em todas as fotografias postadas neste blog. Devido a termos de direitos autorais, não poderemos exibir essas fotografias em uma qualidade superior.
 
 João Marquezini
 
 
 
Eric Apolinário
 

Oficiais paulistas na estação ferroviária de Barão Ataliba Nogueira – Itapira-SP antes de partir para a frente de batalha em Eleutério. (ao centro com a criança o Capitão Antônio Pietscher, comandante do "Batalhão Paes Leme" e a seu lado o “barbudo” Dr. Paulo Barros).
 


3ª Cia do 3º Batalhão “Fernão Dias” desfilando pela rua Campos Salles, ao lado do “Grupo Escolar Dr. Julio Mesquita (ao fundo). Este grupo escolar serviu de alojamento para as tropas paulistas durante todo o combate na regi Itapira-SP. Em primeiro plano, podemos ver o Comandante Capitão Octacilio Xavier, 1º Tenente França e 2º Tenente Jehú e Mello.
 

 

 


2 comentários:

  1. Paulo Eduardo souza2 de fevereiro de 2017 01:50

    Muito interessante tudo isso parabéns Erice João Marquezini

    ResponderExcluir