quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

MANUAL DE CAMPANHA DO VOLUNTÁRIO CONSTITUCIONALISTA

O Núcleo Cel. Francisco Vieira deseja a todos os nossos amigos um 2013 incrível, com muita saúde e felicidade e convida a todos para nos acompanhar neste novo ano que se inicia!
-
Para o primeiro post de 2013, escolhemos apresentar na íntegra um documento importantíssimo e curioso  referente à Revolução Constitucionalista de 1932, o "MANUAL DE CAMPANHA DO VOLUNTÁRIO CONSTITUCIONALISTA."
Ilustrado pelos irmãos Antônio e Archimedes Dutra, o Manual  foi elaborado pelo Exército Paulista em união com o M.M.D.C., contendo informações básicas para um voluntário civil, que vão desde como se cavar uma trincheira, à como manusear um fuzil ou granada. Há informações interessantes também sobre como agir em caso de um ataque de gás (medo constante entre os Exércitos Paulista e Federalista, durante todo o conflito). Segundo informações, este manual, que tinha sua distribuição gratuita, era entregue a todo novo voluntário que se alistava para lutar nas linhas de frente. Um ótimo material para ser apreciado:
























NESTE LINK VOCÊ ENCONTRA O ARQUIVO EM PDF PARA DOWNLOAD:
http://www.4shared.com/office/UiI-45TT/BR_APESP_IHGSP_003_134_001_023.html

créditos: Arquivo Público do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário